sábado, 29 de outubro de 2016

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 5

Resultado de imagem para revista central gospel 4º trimestre 2016

AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 5

(Revista: Central Gospel - nº 48)

Tema: Angústia, o Gemido Silente 

Texto Áureo: Sl 34.19
_________________________________________

PALAVRA INTRODUTÓRIA

- Professor (a), nesta lição procure passar para a classe que desde a queda, existir é experimentar um permanente estado de angústia, gememos em nós mesmos (Rm 8.23). 

- A realidade da angústia não deve impressionar e nem muito menos aprisionar nossa consciência , pois não há meios de extinguir tal emoção (Fp 4.8). 

- Devemos identificar as origens das emoções: são orgânicas, psíquicas ou espirituais? Estaremos aptos a vivenciá-las, sem somatizações, quando a chamarmos pelo seu devido nome. 

- Não devemos também subtrair o nosso caráter e personalidade, o caráter nos leva a sondar ó nosso mundo interior das emoções 

- Nós cristãos, importa saber que no dia da angústia se nos mostrarmos fracos, nossa força será pequena (Pv 24.10), e importa a nós saber que o Senhor nos livrará dela (Sl 81.7a; 50.15). bastar colocar tal sentimento que nos aflige diante de Deus para que Ele faça cumprir a sua vontade em nós (Lc 22.42-44). _______________________________________________

1. CRISE, UM AGENTE PROPULSOR DE ANGÚSTIAS.

- “Crise de desenvolvimentos” – Como podemos resolver esse tipo de crise? Ajustando-nos aos novos momentos e resolvendo as situações das fases anteriores para que estas não sejam projetadas nas seguintes. 

- “Crises acidentais ou situacionais” – Podem ser deflagradas pela fragmentação da família, pelo divórcio, pela perda de um ente querido, de um cônjuge, ou de um filho. Podem serem causadas por perda de emprego, crise financeira, falências e concordatas. 

- “Crises existenciais” – Na questão da filosofia, que impulsionam o homem na busca da sua própria identidade, ai surge as seguintes perguntas: Quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Para onde irei? 

1.1. Definição do termo angústia

- “Sentir-se angustiado” – Portanto, é sinônimo de inquietude, apertura, agonia, (Mt 6.31-34;Fp 4.6). martírio, profunda opressão no coração, tudo isso resulta de sermos seres viventes. 

- “É inerente ao ser humano” – Atinge a todas as classes sociais sem distinção, não importa as condições, as aflições fazem parte da condição humana de maneira inseparável. 

- “Todos pensam refletem” – Todos indistintamente têm o seu senso (mente/reflexão) de justiça, não fomos criados como seres robotizados, e quando enfrentamos algum tipo de crise existencial. 

- “A vida humana no meio comprometido com o mal” – Como resultado da queda do primeiro casal no jardim de delícias o Éden, o homem a angústia se materializa nas formas mais variadas de pecado (Gl 5.19-21). 

1.2. Causas da angústia

- “Psicológicas” – Muitas das vezes a angústia está ligada a traumas entre os familiares, lembremos dos profetas que foram antes de nós. 

- “Circunstanciais” – Situações de perigo, tipos de opressões que todos experimentam em determinado período da vida. 

- “Subjetivas” – Sentimentos de atos pecaminosos, podem serem causas da angustia, principalmente os que se rebelam contra a vontade do Altíssimo, como consequência são afligidos, corações abatidos, torpeçam sem que ninguém possa ajudar. 

- “Esmagado pela consciência” – Como consequência de transgredir a lei de Deus, o homem sente-se angustiado e possivelmente ter rompido a sua comunhão com o Eterno. Esse tipo de arrependimento só poderá ser resolvido, sanado com o arrependimento e confissão das prática do mal (Pv 28.13). 

2. PERSONALIDADES BÍBLICAS E A ANGÚSTIA.

“A ninguém excetua” – Ninguém está livre desse tipo de sentimento, até homens espirituais, devotos no seu tempo, piedosos, consagradas a Deus, em algum tempo de sua vida foram acometidos por esse sentimento, essa tempestade de aflição de espírito chamada angústia em suas mais diferentes formas. 

2.1 - A experiência de José – Foi vendido por seus próprios irmãos, motivados por ciúmes em relação ao tratamento que seu pai Jacó nutria dele, seus irmãos o venderam para o Egito pelos mercadores midianitas, após o retirarem da cova que o haviam lançado por inveja, que cenário hostil em família, mas O Deus de Jacó seu pai era com José e o fez prosperar em uma das potências mais prósperas do mundo antigo. 

2.2 - A experiência do salmista – O salmista do salmo em apreço de número 107 a misericórdia de Deus em prol de seu povo Israel, os atos de Deus em prol de seu povo, inicia com a celebração da benignidade de Deus, Deus atende a necessidade de seu povo em peregrinação no deserto, a garantia de que Deus socorre quem está exílio ou na prisão, ainda que em muitos perigos e na solidão Deus poderia livrá-lo desse estado da alma, só o Senhor poderia levá-los ao caminho direito ((Sl 107.7,9). 

2.3 - A experiência de Paulo – Resume-se nesses versículos a seguir: “Pois eu tenho trabalhado mais do que eles e tenho estado mais vezes na cadeia. Tenho sido chicoteado muito mais do que eles e muitas vezes estive em perigo de morte. Em cinco ocasiões os judeus me deram trinta e nove chicotadas. Três vezes os romanos me bateram com porretes e uma vez fui apedrejado. Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou, e numa dessas vezes passei vinte e quatro horas boiando no mar. Nas muitas viagens que fiz, tenho estado em perigos de inundações e de ladrões; em perigos causados pelos meus patrícios, os judeus, e também pelos não-judeus. Tenho estado no meio de perigo nas cidades, nos desertos, e em alto mar; e também em perigos causados por falsos irmãos. Tenho tido trabalhos e canseiras. Muitas vezes tenho ficado sem dormir. Tenho passado fome e sede; têm me faltado casa, comida e roupas. Além dessas e de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas. Quando alguém está fraco, eu também me sinto fraco e, quando alguém cai em pecado, eu fico muito aflito” (2Co.11:23-29) 

Em 2 Coríntios 4.8,9 – Em tudo somos atribulados, mas não angustiados, a aflição da alma, do homem que muitas das vezes é experimentado na obra de Deus, a opressão, a pressão, significa esmagar e causa muita dor no silêncio da alma aflita. Alguém possa estar em situação de severo aperto, onde não tem como escapar, como um animal caçado. 

Em 2 Coríntios 12.7-10 – A angústia por um espinho (farpa, estaca ou algo pontiagudo), poderia se por três motivos supostamente que alguns entendem a saber: (1) carne (corpo) – poderia ser uma enfermidade; (2) carne (natureza pecaminosa) – algum tipo de tentação que possa ter vindo de encontro ao apóstolo dos gentios, ou ainda mesmo (3) se a expressão carne for figurativa – pode se referir a perseguições ou a oposições, o espinho na carne de Paulo era uma experiência dolorosa e humilhante com o intuito de evitar o orgulho pessoal. 

2.4 - A vida do Senhor Jesus – Até mesmo o Senhor da vida, não ficou isento da angústia, quão amargos foram aqueles momentos para Jesus no Getsêmani! Uma indescritível tristeza invade seu coração. A expectativa do sofrimento que o aguardava, ele sabia de todo castigo físico e moral a que seria submetido (Lc 22.39-46). Este fato revelou a humanidade de Cristo, Deus e homem, a intensa dor de sua alma. 

3 - COMO VENCER EM TEMPOS DE ANGUSTIA.

A angústia acompanha o homem em toda a sua vida, desde o seu nascimento até a morte, é inescapável ao ser humano. Ignorá-la será desperdício de tempo e energia, com procedimentos corretos, é possível minimizá-las e até aniquilá-las. Em alguns momentos, Deus não elimina nossas aflições enquanto oramos, mas fortalece-nos diante delas para que a superemos. Jesus disse aos seus discípulos: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33). 

3.1 - Redescobrir e celebrar a benignidade de Deus (Sl 107.1-3)

O começo desse salmo o relaciona a dois precedentes, seu principal objetivo é declarar que a benignidade do Senhor dura para sempre, Deus está disposto a recuperar todos aqueles que clamam a Ele. 

3.2 - Refirmar que Deus atende às necessidades dos que peregrinam pelos desertos (Sl 107.4-9)

Os israelitas andaram errantes pelo deserto, tiveram a sua experiência, pode ser aplicado a igreja nos desertos dessa vida, aos crentes dispersos que eventualmente andam afastados da fé e da misericórdia divina.

3.3 - Estar ciente de que Deus socorre quem está no exílio ou em prisões (Sl 107.10-16)

Quem conhece ao Senhor clama a Ele em sua aflição, mesmo que tenha ficado em tal posição por sua própria fraqueza, iniquidade e rebeldia. A misericórdia de Deus é demonstrada em atos de salvação, atos que conclamam novos louvores a Ele por sua bondade. 

3.4 - Declarar que Deus salva até mesmo o insensato (Sl 107.17-22)

Os loucos é uma expressão dura, que ressalta falha moral (Pv 1.7; 15.5). Estas pessoas provavelmente bem merecem o apuro que estão passando. Ainda assim, podem clamar ao Senhor, pois Ele as ajudará e restaurará.

3.5 – Reconhecer que Deus livra os que são surpreendidos por tempestades (Sl 107.23-32)

Quem sai ao mar pode se ver enfrentando tempestades e forças do oceano sobre as quais não tenha controle, é angustiante, deverá clamar por salvação ao Senhor. Deus o ajudará, acalmará a tempestade e o salvará (v. 29), Se assim é, porque os homens não adoram a Deus como deveriam? (v.31,32). 

3.6 - Crer que há provisões de Deus para os que se encontram em terra seca (Sl 107.33-38)

Ele converte rios em deserto, quando as pessoas pecam, Deus pode amaldiçoar a terra e afligir as pessoas com situações difíceis para reconduzi-las aos seus braços amorosos (1 Rs 17.1-7). Converte o deserto em lagos, quando o seu povo clama por seu socorro, Deus devolve a fertilidade à terra (Dt 30.1-10;Rt 1.6). 
______________________________________

CONCLUSÃO

Vivemos em tempos desafiadores pós modernos, os mesmos perigos que os demais homens (Mt 5.45), é mister que passemos por perseguições a exemplo do mestre Jesus, os que quiserem viver piamente, padecerão perseguições (2 Tm 3.12), tribulações e adversidades da vida (Jo 16.33) até mesmo que excedem ao nosso controle, mas o que foge ao nosso controle, o Senhor tem todo o controle! É bem verdade que tais situações causam sentimentos que aprisionam a alma, porém que venhamos aceitar o convite do Rabi, Mestre e Senhor em Mt 11.28,29 – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. 

- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1 – A vida humana pode ser caracterizada pelos estágios de crise que o indivíduo precisa atravessar. Quais as principais crises vivenciadas pelos homens, de acordo com a lição de hoje?

Pb. André
Colaborador da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo Bíblico As Sete Igrejas do Apocalipse 'Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas' Ap 3:22 As sete igrejas ...