sábado, 29 de outubro de 2016

OS DEMÔNIOS

Resultado de imagem para o endemoninhado de gadareno


Jesus envia os doze discípulos 

Marcos 6
12 E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. 

13 E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.

O estudo que faremos abaixo a respeito do gadareno possesso resume bem a esfera da ação dos demônios, como atuam no ser humano, até onde podem chegar dentro da permissividade de Deus, o poder do Nome de Jesus e dos discípulos do Mestre. 

“O GADARENO POSSESSO”

Chegaram então ao outro lado do mar (mar da Galiléia), à província dos gadarenos, que está defronte da Galiléia. E, quando desceu para a terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que, desde muito tempo, estava possesso de demônios e não andava vestido nem habitava em qualquer casa, mas tinha a sua morada nos sepulcros. E nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes com prisões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas. E era impelido pelos demônios para os desertos e ninguém o podia domar. Tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E sempre, de dia e de noite, andava pelos sepulcros e pelos montes, gritando, e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu, adorou-o e prostrou-se diante Dele. 

E, clamando com grade voz, disse: - Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. 

Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem: pois já havia muito tempo que se apoderara dele. 

E perguntou-lhe Jesus: - Qual é o teu nome?

Respondeu-lhe ele: - Legião é o meu nome, porque somos muitos. 

E rogava-lhe muito que não os enviasse para fora daquela província (região), que não os mandasse para o abismo. Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. 

E os demônios rogaram-lhe, dizendo: - Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. 

Disse-lhes Jesus: - Ide 

E, saindo àqueles espíritos imundos, entraram nos porcos. E a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil) e afogou-se no mar. E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos. E muitos foram ver o que era aquilo que tinha acontecido. Chegando-se a Jesus, viram o homem de quem havia saído os demônios, assentado aos seus pés, vestido e em perfeito juízo. E temeram. E os que tinham visto aquilo lhes contaram como havia acontecido ao endemoninhado, e acerca dos porcos. E eis que toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. E, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos, porque estavam possuídos de grande medo. E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com Ele. 

Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: - Vai para a tua casa, para os teus, e anunciam-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus. E todos se admiravam. 

PROVÍNCIA DOS GADARENOS. A tempestade que antecedeu este episódio foi provocada pela legião de demônios que tentava impedir a chegada de Jesus ao território dos gadarenos, pois os espíritos malignos já imaginavam o que o Senhor iria fazer ali. 

MAS TINHA A SUA MORADA NOS SEPULCROS (cemitério). Os espíritos malignos têm uma especial predileção por sepulturas e cemitérios. E, ainda nos dias de hoje, continuam preferindo estes locais para os mais pesados trabalhos de magia negra e necromancia. Satanás vê o cemitério como um símbolo de triunfo sobre a vida. É uma espécie de troféu para o adversário – o autor da Morte. No cemitério, o diabo está em seu habitat, porque ele é “homicida desde o princípio” (Jo 8.44) e se compraz em “matar, roubar e destruir” (Jo 10.10). 

LEGIÃO É O MEU NOME, PORQUE SOMOS MUITOS. Uma legião do exército romano era constituída de seis mil soldados. Se o porta-voz destes espíritos está usando a mesma referência, então, naquele único homem, habitavam seis mil demônios. Uma lei da física diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Como um espírito não possui matéria, torna-se possível a tantos demônios se sobreporem num único espaço. 

QUE NÃO OS ENVIASSEM PARA FORA DA REGIÃO. Aquela região, a leste do mar da Galiléia, numa época bem anterior a Jesus, era o território dos amonitas, moabitas e gileaditas, grandes praticantes de feitiçarias e cultos pagãos que envolviam, inclusive, sacrifícios de crianças (1Rs 11.5-7; Os 6.8,9). Os espíritos malignos se acostumaram com aquela região, devido às práticas religiosas do passado. No mundo todo, há diversas regiões e territórios ocupados por principados e potestades onde os demônios, há milhares de anos, agem com maior intensidade. Esses espíritos, graças aos domínios transferidos pelas oferendas das pessoas, tornam-se príncipes e autoridades destes lugares. Quando o profeta Daniel, na Babilônia, orou e começou o jejum, a resposta demorou vinte e um dias. O anjo de Deus lhe explicou a demora, dizendo: “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia” (Dn 10.12,13). Ou seja: A resposta da oração veio no primeiro dia, mas o anjo enviado a Daniel ficou retido (impedido) numa batalha espiritual com o principado que agia na Pérsia, numa oposição que durou vinte e um dias. Esses principados que agem nos ares são extremamente poderosos. O único que tem poder para derrubá-los é o Senhor (Lc 10.18). Para destronar estas potestades, a pessoa deve entronizar Jesus como Autoridade Suprema e único Rei e Dominador. Caso contrário, os espíritos malignos continuarão controlando suas vidas, parentes, casas e cidades e territórios, com todas as terríveis consequências de opressão, sofrimento e atraso. 

O ABISMO. A perspectiva de serem enviados ao Abismo os deixou completamente apavorados, o que mostra quão terrível é aquele lugar. Este episódio também nos mostra que os demônios, ao serem expulsos, podem ter opções, É melhor dar uma ordem clara e mandá-los para o Abismo, de onde custam a sair. 

E A MANADA SE PRECIPITOU POR UM DESPENHADEIRO. Não adiantou nada: os demônios terminaram no abismo do mesmo jeito. 

ERAM QUASE DOIS MIL. No Brasil, o preço do suíno vivo gira em torno de US$ 1.20 por quilo. Considerando que o porco para abate pesa cerca de cem quilos, podemos calcular que o prejuízo dos suinocultores gadarenos foi de aproximadamente US$ 240,000! Alguém pode se escandalizar com Jesus, por ter causado tal prejuízo. Mas pense bem: se você cria um porco e o mata no final de ano, quem poderia censurar? O porco é seu! Ora, Jesus é o Dono de todas as coisas e pode fazer o que quiser com aquilo que Lhe pertence (Mt 20.15; Sl 24.1). Mas o prejuízo dos gadarenos só foi permitido pelo Senhor porque a criação e abate de porcos para a alimentação não é licenciada na Torá (Lv 11.7; Dt 14.8). Os gadarenos sabiam disso e, evidentemente, estavam dispostos a pagar o preço. Já que não obedeciam a Lei neste item, é lógico que também não eram dizimistas, mesmo porque o templo não aceitaria a décima parte em porcos. Sem a blindagem que a fidelidade ao dízimo oferece, os gadarenos estavam sujeitos a tais prejuízos. A recusa em se sujeitar à vontade de Deus fica mais patente ainda quando os gadarenos pedem ao Senhor da criação que vá embora...

QUE (JESUS) SE RETIRASSE DOS SEUS TERMOS. É irônico constatar que Jesus expulsou os demônios do território dos gadarenos e que os gadarenos expulsaram Jesus do seu território. Conseguiram aqquilo que nem os demônios haviam conseguido com a força da tempestade. Preferiram os porcos ao Cordeiro, o material ao Espiritual, as trevas à Luz, os principados ao Rei do Universo. Jesus nunca força uma situação. Humildemente, Ele se retira de onde não é desejado. 

E COMEÇOU A PUBLICAR. Esta foi a razão pela qual Jesus não permitiu que aquele homem, agora liberto e transformado, O acompanhasse já que os gadarenos Lhe haviam mandado embora. Ele deixou ali um eficiente pregador do Evangelho, que não foi anunciar somente aos da sua casa, mas a todos em Decápolis. Aquele homem, por ser conhecido em toda a região como “O endemoninhado Gadareno” tornou-se, por si só, uma pregação ambulante sobre o poder do Senhor Jesus para libertar, restaurar, transformar e salvar. Vale a pena registrar que a porção do Evangelho de Mateus narra este episódio de maneira narra este fato no capítulo 8, e a sua chamada para seguir Jesus, conforme relato de próprio punho, aconteceu apenas no capítulo 9. Isso prova que, quando Jesus expulsou a legião. Mateus ainda não pertencia ao grupo dos doze apóstolos de Jesus. Portanto, não foi testemunha ocular da experiência em Gadara. Como Lucas fez um relato investigativo, consultando testemunhas vivas à época, e coincidente com o relato de Marcos, que conviveu inclusive com Pedro (1Pe5.13), é certo que existiu apenas um endemoninhado gadareno. A confusão pode ter sido causada pelo relato de que eram vários demônios falando. Porém, este detalhe em nada altera a narrativa, tanto de Mateus como de Marcos e Lucas, sobre o incrível Poder e Autoridade do Senhor para destruir legiões e principados. 

DECÁPOLIS. Uma região de dez cidades, onde predominava a cultura grega. Seus moradores eram gentios. 

Sete coisas inúteis: Os demônios: 1- Viram Jesus de longe e se aproximaram... 2- Prostaram-se com temor... 3- Adoraram a Jesus... 4- Reconheceram que Jesus é o Filho do Deus Altísismo... 5- Creram no seu grande poder... 6- Rogaram com muita fé... 7- E até foram atendidos... Mas acabaram no abismo! Isto mostra que toda a adoração e fé no Senhor é inútil sem a obediência. A obediência é requisito fundamental do Reino de Deus. Por isso a palavra declara: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1 Sm 15.22b). Jesus também disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus” (Mt 7.21). Tiago, que foi meio-irmão do Senhor Jesus e chefe da igreja em Jerusalém, por voltado ano 45 d.c. escreveu em sua carta: “Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios e creem e estremecem” (Tg 2.19). Os demônios conseguem crer em Deus e em Jesus mais do que qualquer pessoa na face da terra, porque creem não por fé, mas por terem visto. Conhecem o Senhor há milhares de anos. No entanto, não O obedecem. Acreditar em Deus não é o grande mérito. O meritório para qualquer pessoa é obedecer-Lhe e fazer a sua vontade enquanto se estiver aqui na terra, conforme fez o próprio Senhor quando homem: “Porque eu desci do Céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade Daquele que me enviou” (Jo 6.38). “E aquele me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado só, porque eu sempre faço o que Lhe agrada” (Jo 8.29). Tal pessoa jamais poderá ser tocada pelo maligno porque, verdadeiramente, entronizou Jesus como Único Rei e Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo Bíblico As Sete Igrejas do Apocalipse 'Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas' Ap 3:22 As sete igrejas ...