sábado, 19 de novembro de 2016

Como você pode aproximar-se de Deus?

Resultado de imagem para como voce pode aproximar-se de deus

Estudo de Hoje Tiago 4.7-10

7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 
8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 
9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 
10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Tiago lista cinco formas:

(1) Humilhar-se diante de Deus; Sujeitar-se a sua autoridade e vontade; Comprometer a vida a Ele e ao seu controle; Estar disposta a segui-lo; 

(2) Resistir ao diabo; Não deixar que satanás incite e tente; 

(3) Lavar as mãos e purificar o coração, em outras palavras ter uma vida pura; Ser purificado do pecado; Substituindo o desejo de pecar pelo o de viver a pureza de Deus; 

(4) Deixar que haja pesar e profundo lamento pelo pecado; Não tenha medo de expressar profunda e sincera pelo que você tem feito; 

(5) Humilha-se diante do Senhor para que Ele exalte com honra (1 Pedro 5.6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte); 

Esta lista começa e termina com uma chamado para humilhar-se diante de Deus, curvar-se e humilhar-se diante do Senhor significa reconhecer que o nosso valor vem apenas Dele. Humilhar-se envolve depender de seu poder e orientação em vez de seguir seu próprio caminho independente. Embora não mereçamos o favor de Deus. Ele quer erguer-nos e dar-nos valor e dignidade apesar de nossas falhas e negligências humanas. 

7. A chamada sujeitai-vos, portanto, a Deus (o primeiro dos oito imperativos imediatos) segue-se logicamente à promessa da graça para os humildes. Calvino observa inteligentemente: "Submissão é mais do que obediência; ela envolve humildade". O diabo, inimigo de Deus, deve ser enfrentado com resistência (reage, se opõe, capacidade de suportar, recusa a submeter-se à vontade de outrem) e, então, ele fugirá de vós (cons. Mt. 4:1-11). Estes são dois importantes passos na fuga ao pecado do mundanismo. 

8. Os imperativos continuam com chegai-vos a Deus. Comunhão íntima com Deus assegura Sua amizade (e ele se chegará a vós) e aparta do mundo. Que o mundanismo é pecado está pitorescamente comprovado pelos imperativos seguintes: Purificai as mãos, uma referência à conduta visível; limpai o coração, uma referência às motivações do íntimo. Um homem de ânimo dobre se caracteriza pela lealdade dividida. E de acordo com esta passagem, o mundanismo é, basicamente, lealdade dividida. O famoso ensaio de Kierkegaard, "Pureza de Coração é Desejar uma Só Coisa", teve origem neste versículo. 

9. Aqui está um chamado ao arrependimento diante do pecado grave. Afligi-vos, isto é, "sintam-se miseráveis" (cons. Rm. 7:24), lamentai e chorai. Estas atitudes são mais condizentes do que o riso e a alegria (isto é, frivolidade (A pessoa que é frívola não se compromete com a realidade e limita-se a ficar-se pelo banal) e a leviandade (Característica ou propriedade do ser que é, ou se faz, leviano. Irresponsabilidade; Imprudência; Insensatez; Irreflexão. Exemplo: Age com leviandade aquele jornalista que não apura suas fontes, sendo irresponsável no trabalho que faz) do mundo à vista das circunstâncias. Tristeza (melancolia) "é a expressão abatida e mansa daqueles que estão envergonhados e arrependidos" (Moffatt, op. cit., pág. 64). 

10. Tiago retorna à sua exortação inicial na série (4:7) com as palavras, humilhai-vos. A promessa se emparelha com elas, e ele vos exaltará. 

Comentário bíblico Moody


Submissão a Deus (Tiago 4.7-10) 

Havendo contrastado o soberbo com o humilde, e a atitude divina em resistir a um e em conceder Sua graça ao outro, Tiago prossegue apresentando o permanente segredo da vitória na guerra contra o mundanismo e o pecado. Consiste ele em duas atividades, sujeição a Deus e resistência ao diabo (7). Nisto estão combinadas perfeitamente as verdadeiras atividades da fé e das obras. Pela fé sujeitamo-nos a Deus numa entrega mais completa e mais profunda, e deixamos do combater contra Ele. No ato da sujeição preparamo-nos para o conflito com o maligno; e ao mesmo tempo nossos poderes de resistência se fortalecem o multiplicam. Veja-se também 1 Pedro 5.8-9. 

Segue-se agora uma série de injunções práticas, que têm especial aplicação àqueles que procuram o caminho de Deus mais perfeitamente o que não mais combatem contra Ele. Devem chegar-se a Deus, e em fazê-lo, têm a certeza de que Deus Se chegará a eles (8). Deus nunca recusa ir ao encontro daqueles que sinceramente buscam Sua face. O caso aqui significa mais do que o aproximar-se de Deus pela oração. Quer dizer uma comunhão íntima, um andar com Ele, tal como no caso de Enoque. Contudo tal privilégio demanda adequada preparação. Daí, purificais as mãos... limpai o coração (8). A última injunção dirige-se principalmente aos que eram de ânimo dobre (veja-se #Tg 1.8), isto é, os que porfiavam por manter-se leais ao Senhor e ao mundo. Submetendo-se a Deus, Este devia ser tudo em todos (cfr. também #Sl 24.3-4). Mãos purificadas simbolizam nossas atividades; coração limpo representa a própria cidadela de nossa personalidade. 

Tiago 4.9 

Vem depois um convite ao arrependimento: Afligi-vos, lamentai e chorai (9). A lembrança do comprometimento anterior com o mundo frisava a necessidade de profundo e verdadeiro arrependimento. O riso, a alegria impensada, egoística e voluptuosa (sensualidade) do mundo, o divertimento dos insensatos, do que fala #Pv 10.23, devem ceder lugar ao choro, e o semblante carregado (gr. katepheia, denotando o rosto deprimido, expressão de sofrimento) devo tomar o lugar do gozo. Cfr. #Lc 18.13. O verdadeiro penitente (Arrependido; pessoa que pede perdão pelos seus pecados. Quem se arrepende e cumpre uma penitência, pena imposta a quem confessa seus pecados. adj.Contrito; que se arrependeu e confessou seus pecados, geralmente cumprindo uma penitência) não se atreve "a levantar os olhos ao céu". Ao seu redor não há nada erguido enquanto o perdão e a graça do Deus o não levantam e o põem de pé. (10). Quando nos humilhamos e diante dEle ficamos contritos, Ele Se deleita em nos abrir os tesouros de Sua graça. Uma prática que veio depois, a qual parece prenunciada aqui, ora os pranteadores os penitentes se deitarem no chão e rolarem no pó. Somente depois de perdoados ora que se levantavam; sacudiam de si a poeira e se vestiam com melhores roupas.

Comentário bíblico F. Davidson

Pb. André .
Colaborador da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo Bíblico As Sete Igrejas do Apocalipse 'Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas' Ap 3:22 As sete igrejas ...