sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ESCOLA DOMINICAL - Esboço Subsídio da Lição 1 - Revista Central Gospel


Resultado de imagem para revista da central gospel 4 trimestre 2016


AULA EM:___ DE ___ 2016 - Lição 1

(Revista Central Gospel - nº 48)

Tema: A Ditadura do Orgulho 

Texto Áureo: 1 Corintios 4.7 parte b
_________________________________________

PALAVRA INTRODUTÓRIA

- "preventivo"- Tudo aquilo que tem por finalidade a prevenção, ou seja, prevenir, impedir alguma coisa.

- "terapêutico" - Que tem propriedades medicinais, curativas.

- "traumas" - de uma ferida quando as defesas psicológicas naturais são transgredidas, que está ligado a uma ferida na alma. 

- "psiquê" - é a palavra com origem no grego psykhé e que é usada para descrever a alma ou espírito

- "psicologia" - é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logia (estudo)

- "longevos" - que chegou em idade avançada, seu reinado durou muito tempo. 

__________________________________________

1. OS DOIS SENTIDOS DA PALAVRA ORGULHO 

- "diametralmente" - No sentido do diâmetro, transversalmente, diretamente, absolutamente ou inteiramente. 

1.1 - Considerado positivamente

- "orgulhoso" - que manifesta orgulho ostensivo, vaidade exagerada por metas ou objetivos alcançados, é o mais completo estado da alma anti-Deus.

- "autovaloração" - ato ou efeito de valorar, de determinar a qualidade ou o valor de algo, alguém ou juízo crítico avaliativo expresso por alguém sobre algo. 

1.2 - Considerado negativo

- "desarrazoado" - não racional; dominado pela emoção ou não razoável; despropositado, disparatado; injusto.

- "desdenhosa" - Característica da pessoa que é soberba, arrogante, presunçosa.
__________________________________________

2. A BÍBLIA TRATA O ORGULHO COMO UM PECADO ABOMINÁVEL

- "impiedosa" - Que não demonstra piedade; que não expressa compaixão; desumano.

- "matriz" - é o cerne, o maioral dos pecados é o orgulho. 

- "dissemina" - Fazer com que (algo ou alguém) se torne conhecido de modo abrangente; divulgar-se. Exemplo: O prefeito precisa disseminar boas propostas governamentais; boatos falsos disseminam-se com facilidade.

2.1 - Foi o elemento principal na queda de lúcifer na esfera angelical

- "assentou" - Ato de ocupar ou tomar assento, lúcifer sentiu, desejou em seu coração ocupar o lugar de Deus, tomar a posição de Deus (semelhante) a Deus, a palavra de Deus diz: Que o Senhor não divide a sua glória com ninguém.

"presunção" - Sensação ou opinião de grandeza e reconhecimento que um indivíduo nutre em relação a si mesmo.

"precipitando-o" - atirar para buraco fundo: precipitar algo para baixo, lúcifer perdeu sua posição de anjo de destaque nas regiões celestiais porque Deus viu iniquidade em seu coração. 

2.2 - Foi o fator predominante na queda de Adão e Eva

"insinuou" - Ação de dar algo a entender; fazer entender ou aceitar alguma coisa. 

"desencadear" - dar origem a pensarem que fossem ser como Deus, sendo enganados no jardim.

"contraditoriamente" - que exprime o contrário, declarações contraditórias da serpente ao primeiro casal, diferentemente o que Criador havia dito, ou seja, proibido de comer do fruto da ciência do bem e do mal. 

2.3 - Leva ao desejo de tomar para si a glória que é exclusiva de Deus

"propensos" - Diz-se do que ou de quem apresenta uma inclinação ou tendência para determinada situação; propensão à soberba, devido seu status na sociedade, intelecto, aparência. 

"usurparem" - apoderar-se ilegalmente: usurpar o poder que é de direito de alguém, no caso da lição o de Deus que somente pertence e Ele. 

2.4 - Está em rota de colisão com o caráter de Deus

"concupiscência" - sensação de deslumbramento, admiração, grande prazer que se tem como reação a alguma boa qualidade do que se vê, se percebe, cobiça de bens materiais, anelo de prazeres sensuais, o que é agradável aos olhos, só tem aparência, há um ditado que os olhos são as janelas da alma, o que entra pode contaminar o homem. 

"ávida" - qualidade do que é ávido; desejo ardente; ambição; sofreguidão; voracidade; cobiça, temos um exemplo de Herodes, quando plaudido e chamado de voz de Deus e não de homens, exaltou-se e não deu glória a Deus, como consequência expirou e foi comido por vermes (bichos) 

2.5 - Deve ser combatido pelos salvos

"contraponto" - o inverso, o contrário, uso de contrastes ou temas entrelaçados em texto literário, filme etc.

"obstinada" - é um adjetivo masculino da língua portuguesa que significa teimoso, renitente, pertinaz, inflexível, que não cede, persistente, constante, firme.

2.6 - O orgulhoso será punido e humilhado 

"olhos altivos" - é uma expressão que significa altivez, sendo a particularidade de uma pessoa arrogante. "Olhos altivos", é sinônimo de "olhos orgulhosos", e é uma das sete características que Deus abomina.

"afiançou" - Jesus garantiu, resguardou aos seus ouvintes, que o orgulhoso, que tivesse um sentimento neutro, para com os humildes, aqueles que zombassem dos mais humildes seriam severamente punidos. Alguém indiferente “não sente, nem sofre”, mas suas garras produzem feridas muito dolorosas. 

3. SINTOMAS DO ORGULHO

"corroborados" - autenticado, confirmado, apoiado, informado.

3.1 - Possui um exagerado senso de superioridade

"superestimada" - .ação de estimar exageradamente algo ou alguém., avaliar, calcular o talento, as características de alguém, acha ser o tal, o cara, o "bam... bam" do pedaço, e assim por diante.

"acepção" - ato de receber; recepção, acolhimento, Jesus sendo Deus sempre acolheu a todos, sem distinção de posição tal pessoa tinha na sociedade de seu tempo (Atos 10.34; Romanos 2.11). 

3.2 - Pensa que sempre está com a razão e os outros errados

"equivocada" - a pessoa errada, que foi alvo de equívoco; que confundiu uma coisa por outra, enganada com suas próprias conclusões, julgam sempre outras, mas se quer tem a capacidade de julgar a si mesma, assim eram os fariseus nos tempos de Jesus, queriam ser os donos da "santidade" e da "verdade" (Mateus 7.3), geralmente pessoas assim são dificílimas de lidar, relacionamento interpessoal.

3.3 - Não tolera receber críticas

"conceito elevado de si" - No caso da lição o Rei Uzias, irou-se quando criticado pelo seu ato, usurpou prerrogativas que não lhe cabiam, mas que cabiam somente aos sacerdotes, os orgulhosos não conseguem assimilar opiniões e até mesmo criticas construtivas o que na realidade acabariam lhe ajudando de alguma forma, não reconhecem seus erros, se auto justificam diante de seus impasses. 

3.4 - É resistente às mudanças necessárias

''autossuficiente'' - Não pede ajuda, pensa que consegue tudo ou fazer tudo sozinho, sente o quase perfeito, uma espécie de "semi-deus", resistente às mudanças benéficas, e por considerarem-se superiores aos demais são resistentes. 

3.5 - Incomoda-se com o sucesso dos outros

"confrontado" - o orgulhoso ao ver o sucesso de alguém próximo que progrediu em alguma área da vida, pensa logo que tal pessoa é melhor do que ele, isso o incomoda de tal maneira que acha algo inadmissível o sucesso do outro. 

3.6 - Costuma ser preconceituosa

"nada de braçadas" - o orgulhoso é preconceituoso (o embrião do orgulho é o preconceito), em seu sentimento de superioridade, faz com que promova distinção entre os demais, seja em qualquer âmbito. 

"deletério" - aquilo que possui um efeito destrutivo; danoso, nocivo e que é prejudicial à sua alma, mente e coração, algo insalubre, não tem senso de si mesma, o próximo, sobre o Eterno Deus, e sobre as almas, as vidas que ainda não foram alcançadas por Jesus, tornam-se uma pessoa anã espiritual, não cresce míngua.

4. CONSEQUÊNCIAS DO ORGULHO NA VIDA DO REI UZIAS

"reedições" - quando o homem levianamente age por esse instinto, o orgulho, tornam-se suas escolhas atos repetitivos, reeditados, do que foi realizado as regiões celestes pelo anjo de luz lúcifer e no belo jardim de deleite, o jardim do Éden por Adão. 

"monumentais" Uzias e suas conquistas que ficaram na história, seus atos memoráveis nos deixam um legado de bençãos de Deus, mas em nenhum momento podemos esquecer que o que temos ou conquistamos nunca foi pelos nossos meros esforços, não devemos como diz o ditado popular: "subir para a cabeça", ou seja, ficar arrogante, prepotente, altivo, orgulhoso, devemos que tudo vem da fonte que emana de Deus. 

"corrupção" - a palavra vem do latim (corruptus) e significa quebrado em pedaços. Tem o sentido de apodrecido. Todo o ato de orgulho, soberba, altivez de espirito leva à ruína e com isso fica exposto a todos a sua queda, assim foi com o rei Uzias nos tempos de Israel. 

"desonra" - todo aquele que ligar a sua vida, modo de proceder, ao orgulho e dele fizer uma base para o cotidiano, experimentará o mais profundo, desonroso, desgostoso profundo abismo em sua vida. 

"enfermidade e humilhação" - este faz adoecer praticamente quase to o ser, ou seja, a tricotomia do homem, o corpo, a alma e o espírito. 

"isolamento do convívio social" - a lepra era considerada um tipo de enfermidade mortal, a pessoa teria que ficar separada do arraial das demais pessoas, eram consideradas impuras, não poderiam adentrar no templo, até o tempo de sua purificação, Uzias . . . morou. . . numa casa separada, excluído socialmente literalmente, uma forma de quarentena exigida pela lei levítica (Lv 13.46).

"exclusão da casa do Senhor" - separado de tudo e de todos como consequência do seu ato pecaminoso, Uzias longe dos familiares, longe da posição de destaque, do culto a Yavé, longe do santuário, foi banido da casa de oração. 

CONCLUSÃO

Os humildes são bem aventurados, conforme disse Jesus (Mateus 5.3), humildade é um contraponto ao orgulho, a soberba, a altivez de espírito, o humilde escraviza o seu próprio eu, o seu ego, para que seja cheio do Espirito de Deus é reconhecer que independente do lugar, patamar que o Senhor nos coloca, temos limites a serem obedecidos pelo próprio Deus. 

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. De acordo com a lição de hoje, cite ao menos dois sinais que identificam uma pessoa orgulhosa. 

Boa aula!

Pb. André. 
Colaborador da Escola Bíblica Dominical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo Bíblico As Sete Igrejas do Apocalipse 'Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas' Ap 3:22 As sete igrejas ...